terça-feira, novembro 15, 2005

Um livro

Semana passada eu comprei um livro que eu queria ler já há um tempinho: Freakonomics, da dupla Steven D Levitt e Stephen J Dubner, o primeiro economista e o segundo jornalista. Esse livro já está há trinta semanas na lista de mais vendidos New York Times.

O interessante é que hoje, depois de muito tempo, entrei no site da revista Veja e percebi que esse mesmo livro e seu autor são a capa a edição dessa semana. Li a reportagem e a entrevista com o economista, que é PhD em economia pelo MIT e professor da Universidade de Chicago. É muito interessante, muito. Recomendo a leitura, com certeza.

Lá pelas tantas, durante a entrevista, perguntam a ele qual o conselho que daria aos governantes de metrópoles cercadas por favelas dominadas pelo tráfico de drogas. A resposta, direta e objetiva: punir severamente os usuários. Perfeito, perfeito. É o que sempre pensei sobre o assunto.

É uma questão simples. Se punir severamente o uso, a demanda vai diminuir, e diminuirá a violência entre os traficantes porque não vai valer a pena brigar pelo direito de vendê-las. Por outro lado, se não se tem problema com o uso, a saída é legalizá-lo. Mas entre as duas opções, ele afirma preferir a primeira, de punir o usuário.

Simples, não?

Eu acho.

Até.

4 comentários:

Anônimo disse...

Marcelo:

Lí a entrevista na Veja e vou comprar o livro. O cara analisa vários temas controversos sobre uma lógica diferente do pensamento geral, mas muito bem embasado.

Abraços.

Edgard.

Anônimo disse...

Ah, mais uma coisa, sobre o seu "post" em que falas de amigos, se estiveres em conexão em Sampa, quiseres bater um papo e tomar umas cervejas e só avisar.

Abraços.

Edgard.

Anônimo disse...

Eu acho tambem. Agora te pergunto:

Voce realmente acha que o governo Brasileiro vai fazer isso!?


Eu nao. Beijos e obrigada por cadastrar no LJ!

Anônimo disse...

É... mas os interesses aqui no Brasil são muitos... duvido que se mexa em alguma coisa por aqui.
Mas concordo tb... ou se pune ou se libera de uma vez!!!!

Bjocas