Semana passada eu comprei um livro que eu queria ler já há um tempinho: Freakonomics, da dupla Steven D Levitt e Stephen J Dubner, o primeiro economista e o segundo jornalista. Esse livro já está há trinta semanas na lista de mais vendidos New York Times.
O interessante é que hoje, depois de muito tempo, entrei no site da revista Veja e percebi que esse mesmo livro e seu autor são a capa a edição dessa semana. Li a reportagem e a entrevista com o economista, que é PhD em economia pelo MIT e professor da Universidade de Chicago. É muito interessante, muito. Recomendo a leitura, com certeza.
Lá pelas tantas, durante a entrevista, perguntam a ele qual o conselho que daria aos governantes de metrópoles cercadas por favelas dominadas pelo tráfico de drogas. A resposta, direta e objetiva: punir severamente os usuários. Perfeito, perfeito. É o que sempre pensei sobre o assunto.
É uma questão simples. Se punir severamente o uso, a demanda vai diminuir, e diminuirá a violência entre os traficantes porque não vai valer a pena brigar pelo direito de vendê-las. Por outro lado, se não se tem problema com o uso, a saída é legalizá-lo. Mas entre as duas opções, ele afirma preferir a primeira, de punir o usuário.
Simples, não?
Eu acho.
Até.