quinta-feira, novembro 10, 2005

Não dá para confiar

As palavras, não se pode confiar nelas.

Por mais que dominemos o vernáculo, sejamos íntimos de substantivos, verbos, preposições e até de orações subordinadas substantivas objetivas diretas, às vezes as palavras se rebelam e – mesmo que queiramos dizer determinada coisa – elas podem querer dizer outra. Aí não existe erudição que resolva.

É o mesmo caso de escritores que dizem que os personagens ganham vida própria e – a despeito na intenção inicial do autor – acabam se impondo na história.

Aconteceu comigo ontem.

A idéia inicial da crônica de ontem era escrever sobre os bondes aqui em Toronto, minha relação com eles, sua comodidade. Avançaria falando que a cidade era feita também (e quase principalmente) para pedestres e usuários do transporte público, bem diferente de algumas cidades norte-americanas e até brasileiras. Porto Alegre, por exemplo: a vida de quem precisa se deslocar para mais de um lugar durante o dia é bem complicada, bem ao contrário daqui.

Enfim, era sobre transporte público que eu queria falar, e não sobre minhas teorias sobre o mundo, sobre a vida. Mas fui traído pela fluidez das idéias que se atiraram e tomaram conta do texto.

Palavras, palavras.

Por isso eu sempre digo: mantenha suas palavras por perto e sob atenta vigília. Nem sempre vai se conseguir contê-las, mas temos que tentar...

#

O Frio está a caminho, não há mais volta.

Hoje amanheceu com uma temperatura de 1ºC, ventando muito, mas sol entre nuvens. A saída de casa, prudente, cautelosa, luvas, cachecol e casaco. Saindo do hospital, no meio da manhã, para uma caminhada até o laboratório a quatro quadras de distância, encontrei o sol que a cada dia parece mais fraco, débil, gelando minhas mãos nessa hora sem as luvas.

A caminho de casa, já escurecendo antes das 17h30, caía uma pequena garoa que pouco incomodava. A sensação térmica é de –1ºC. A previsão é que possa nevar um pouco agora à noite e amanhã de manhã.

Com o inverno, está chegando a hora do chimarrão e das milongas…

Até.

Um comentário:

Anônimo disse...

Essa mudança de estações é show, né?! Só seria bom se fizesse menos frio...
;o)

Bjocas