quinta-feira, setembro 12, 2024

Pontualidade

Horário marcado não é sugestão.

 

Desde que consigo lembrar, estar no horário marcado sempre foi, para mim, o óbvio (ululante, se quiserem). Se combinei algo com alguém em determinado horário, estarei lá no horário combinado, de preferência um pouco antes até. Considero que é uma das regras mais básicas da convivência humana, de respeito ao próximo.

 

Ou deveria ser.

 

É o meu jeito, é quem sou.

 

O trabalho de médico, minha atividade principal, mas não única, e que exerço no meu consultório atendendo pacientes previamente agendados, é um ponto em que procuro, com todas as forças, exercer a virtude – sim, considero uma virtude – de estar sempre no horário. Sou pontual para poder cobrar pontualidade dos meus pacientes. Simples assim.

 

É claro que nem sempre é possível porque há fatores externos, alheios aos nossos planos que podem causar uma quebra na agenda. Posso atender um paciente mais “complicado” que torna a consulta mais longa, posso ter alguma urgência que retarde minha chegada ao consultório, o paciente pode atrasar por diferentes razões, o trânsito incluído. Milhões de possibilidades de situações que podem dar errado. Mas sempre tento manter os horários conforme combinado.

 

Porque, sim, acredito na máxima que abre esse texto. Horário marcado não é sugestão. Para mim, pelo menos, é compromisso.

 

Se como médico procuro agir dessa forma, como paciente espero o mesmo. Nas últimas semanas, enquanto faço exames de checkup (que já me permitiram voltar a pedalar nos finais de semana), tenho tido a experiência de paciente. Em nenhum momento – dessa vez – tenho usado minhas credenciais como médico para receber algum tipo de tratamento especial durante a realização dos exames. Sou um paciente comum, experimentando aquilo que os pacientes passam na mesma situação (experiência recomendada a todos).

 

E tem sido um teste de paciência (mais um por esses dias).

 

Chego no horário marcado, com a antecedência recomendada quando da marcação, passo pelos procedimentos regulares, e espero. E espero. Porque, até aqui, claramente a hora marcada é uma sugestão. Sou bem atendido, com educação e atenção, em alguns lugares mais e em outros menos, o que é do jogo, mas nunca com displicência ou indelicadeza. Quando o atraso é por alguma intercorrência do local, exames de urgência que tem prioridade, pacientes graves, tudo certo, evidentemente. Mas tem situações em que obviamente não são essas as razões do atraso.

 

Parece ser uma cultura de não preocupação com a pontualidade.

 

O que fazer?


Até. 

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