terça-feira, setembro 03, 2024

Tenho Medo

Os Fantasmas Se Divertem, mais uma versão ruim de título de filme em português para uma produção americana, é um filme de 1988, originalmente intitulado Beetlejuice,  uma comédia de terror dirigida por Tim Burton, e que tem uma nova versão (ou sequência) sendo lançada esse ano. Sem dar maiores detalhes, ou spoilers, sabe-se que, para invocá-lo, que é um fantasma, basta dizer o seu nome três vezes.

 

Confesso aqui que tenho medo do algoritmo.

 

Sem sermos paranóicos, sabemos que nossos celulares estão ouvindo o que dizemos o tempo todo. Prova disso é que basta falarmos que estamos interessados em um carro novo, por exemplo, que seremos inundados por anúncios de carros em nossas redes sociais, Google e outros formas de propaganda “personalizadas”. É aquele papo do “Grande Irmão”, nos vigiando o tempo todo.

 

É por isso que tenho evitado falar determinados nomes, para não ser soterrado por informações não solicitadas a respeito desses nomes, como o de um influencer que é candidato a prefeito de São Paulo. O pouco que ouvi falar dele é o suficiente para saber que NÃO preciso e não quero estar relacionado a nada que tenha a ver com ele. Esses tempos me foi sugerido pesquisar mais a respeito dele, no que respondi que “nem pensar”, porque depois nunca mais voltar retirar ele de minha timeline. Não vou cair nessa armadilha, até porque basta dizer uma vez o nome dele, ao invés de três...

 

Acontece o mesmo com música.

 

Tenho um grande cuidado com o que ouço, mesmo que por curiosidade (mórbida, algumas vezes), porque vai ficar marcado em meu DNA digital e serei “perseguido” por tal gênero ou grupo ou mesmo artista. Ao mesmo tempo em que nos oferece um mundo de possibilidades, o algoritmo está sempre tentando nos aprisionar em sua rede.

 

Beetlejuice, Beetlejuice, Beetlejuice.


Até. 

Nenhum comentário: