segunda-feira, março 21, 2005

O Brasil em Toronto

Serei transformado em persona non grata na blogosfera se não comentar o nosso Encontro de sábado à noite.

Para quem pegou streetcar andando, o ‘nosso’ quer dizer do pessoal dos blogs aqui de Toronto. Organizado pelo Gean, o grande “botador de pilhas” por aqui, ele foi realizado no restaurante Rio 40º, enclave brasileiro na região conhecida como Corso Italia aqui de Toronto.


Encontro dos Blogs
Originally uploaded by Marcelo Tadday.



Fomos ao todo 18 pessoas: Gean & Vanuza, Alessandro & Ana Célia & Henrique, Sérgio & Lúcia , Ana Paula & João , Mel & Ken, Ninne & Darry, os recém chegados a Toronto Laila e Eduardo, a Deise, a Ane (que estava se despedindo de Toronto para retornar à Porto Alegre) e este que vos escreve.

O Gean havia reservado a mesa, e seria o primeiro a chegar. Não foi, e quando cheguei, ao não avistá-lo, perguntei pela reserva e fui encaminhado até onde já estavam a Deise, a Ane, a Ana Paula e o João. Nos apresentamos, pois apesar de já nos conhecermos pelos blog, era a primeira vez que nos víamos pessoalmente. Sentamos no canto da mesa, e logo depois chegaram o Gean e a Vanuza, “velhos conhecidos”, quando comparados com os outros, e em seguida os demais.

O encontro, por ser num restaurante, foi vítima de uma circunstância comum em eventos nesse tipo de local: a longa mesa, e nem todos conseguem interagir uns com os outros. Paciência, a perspectiva de novos encontros atenua a impossibilidade de conversar como todos durante a janta. Não falei com alguém (e acho que não falei mesmo)? Desculpa, me redimo na próxima.

Foi bem agradável, como sempre, encontrar com pessoas com as quais “interagimos” virtualmente quase que diariamente, como com comentários nos blogs uns dos outros. Também trazer um pouco de Brasil para a convivência, e de lugares diversos. Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro, São Paulo, Ceará, etc, num intercâmbio que normalmente não fazemos quando no Brasil. É a primeira ligação que há entre todos, o fato comum de termos nascido no mesmo país.

Depois disso, o segundo ponto de aproximação e contato é o fato de estarmos vivendo num país diferente, estarmos assimilando um nova cultura. E, a partir disso, de nossas experiências mais ou menos comuns, que vamos criando novos elos de ligação que resultarão em amizades que, com o tempo, se solidificarão.

#

Entre as conversas durante a janta, a inevitável pergunta.

Por que A Sopa no Exílio?

Pobre de quem perguntou, pois a resposta é sempre longa e cheia de detalhes. A Sopa de Ervilhas Anual do Marcelo, o Sopanews, A Sopa, a Banda da Sopa, o blog, a vinda para o Canadá, o exílio da sopa.

E aí se passaram três horas…

(brincadeira, claro, mas nem tanto)

#

Após esse encontro de sábado, já começaram a se falar nos próximos eventos. Eu estou na obrigação de fazer a “famosa” sopa. Então será a First Canadian Marcelo’s Annual Pea Soup ou algo do gênero… Bom, conforme conversa com a Ana Célia, disse que poderia ser no próximo final de semana. Só precisaria saber onde fazer, quantas pessoas seriam e teríamos que conseguir uma panela condizente.

Contudo, ao ler o blog da Ana Paula, descobri que ela está planejando uma feijoada. Pensei que poderíamos planejar, daí com mais antecedência, os dois “eventos”. Por exemplo, a sopa no final de abril e a feijoada em maio.

Todos poderiam se programar com antecedência e poderíamos organizar um calendário de atividades de cobrisse o ano todo, algo como um encontro mensal ou bimestral de todos.

(mas sou parceiro para este final de semana da mesma forma)

Que tal?

7 comentários:

Anônimo disse...

Se tiver algum evento no sabado, tamos ai!
E essa sopa, bem, eu so acredito vendo, ou melhor, comendo. Por enquanto é Lenda! :)

Anônimo disse...

Oie, brigada pela visita ao meu blog. Sim, teriamos nos conhecido, mas acabei nem avisando ao Gean que iria, e sei que precisava de reserva, depois fiquei morgada em casa e nem fui :(

Vou te adicionar como favorito no meu blog, ok?! Beijo

Anônimo disse...

Oi Marcelo!

Panela nao eh problema, tenho uma que eh gigante, daquelas que fazem comida no exercito (nem tanto, mas eh enorme mesmo). Para mim esse feriadao da Pascoa seria bom, no proximo estou de mudanca, se sair certo me avisa!
Abraco!

Anônimo disse...

Oi Marcelo; A Jacque fez uma super propaganda dessa sopa, então: Queremos sopa, queremos sopa ! bjs,

Ana Celia disse...

Oi Marcelo,
Podemos marcar sim. Mas, estava pensando se esse feriado nao esta meio em cima...
Precisamos definir local. E alem da prato principal, existe a entrada, bebida, sobremesa, etc...
Depois me fala como vcs organizavam no Brasil, ok?

Bjs e ate
Ana

Ana Celia disse...

Oi Marcelo,
acabei de ler sua msg la no blog.
Entao, se vc quiser escreve direto para mim...
www.anashimata@rogers.com

Bjs,
Ana

Anônimo disse...

Gostei da ideia dos EBS's mensais! Precisamos ver o que o nosso organizador oficial acha disso!

Beijos!