domingo, março 20, 2005

A Sopa 04/35

Tudo volta ao normal.

Dois mil e quatro foi um ano marcado por acontecimentos intensos, sensações diferentes, muito tempo passado sozinho e em silêncio, encerramento de ciclos, novos desafios. Acima de tudo, porém, o que mais marcou 2004 (para mim, lógico) foi o fato de ter sido um ano sem primavera.

Iniciei o ano no Brasil com o verão, vivi o outono das tardes douradas de Porto Alegre, entrei o inverno habitual com uma semana mais intensa de frio e neve em Bariloche e, antes que o ciclo do ano entrasse em sua derradeira estação, inverti o meu pólo e voltei para o final do verão. A esse seguiu uma rápida transição em que as folhas passaram do verde ao amarelo, laranja, vermelho até que jaziam no chão, e entrei novamente no inverno, desta vez de verdade, muito frio e neve.

Janeiro e fevereiro passaram rapidamente, e março trouxe uma mudança no estado anímico das pessoas e a pergunta de todos: “Quando acaba o inverno?”. Março, como o agosto do hemisfério sul, quando já não aguentamos mais o inverno e temos a sensação que está sobrando, não era necessário. Velho teoria: agosto, o mês que sobra, e pode valer também para março. Ou seria fevereiro, e me parece assim porque fugi daqui dezembro último? Não importa. O importante é que agora – finalmente – vou completar o ciclo das estações. É primavera, e tudo melhora.

Em Porto Alegre, assim como em todo o hemisfério sul, começa o outono. As folhas vão cair, e sei que o fenômeno não será na mesma intensidade que aqui no Canadá. E a entrada do outono em Porto Alegre, em especial, marca uma semana de comemorações: é a semana de Porto Alegre, que está de aniversário no dia 26, data em que a minha mãe também faz aniversário. Semana significativa para mim, como podem perceber.

#

Primeiro de dia de primavera em Toronto.

Céu plúmbeo, alguns flurries e uma chuva fina que não molha nem desocupa a moita. Mesmo assim, está diferente. A temperatura um grau positivo e previsão de até 6ºC durante a semana. Flores, por enquanto nem sinal, até onde pude ver. Mas, como eu disse antes, já é perceptível a mudança anímica nas pessoas.

#

Primavera

Composição: Cassiano / Sílvio Rochael

Quando o inverno chegar
Eu quero estar junto a ti
Pode o outono voltar
Que eu quero estar junto a ti

Eu (é primavera)
Te amo (é primavera)
Te amo meu amor

Trago esta rosa (para te dar)
Trago esta rosa (para te dar)
Trago esta rosa (para te dar)
Meu amor...

Hoje o céu está tão lindo (vai chuva)
Hoje o céu está tão lindo (vai chuva)

3 comentários:

Anônimo disse...

Olá Marcelo sou Sandra e vim conhcer teu cantinho através do blog da Ale. desejo boa sorte nessa tua nova empreitada e meus votos de uma primavera feita realmente de flores eluz solar ...só para descontar a que vc não viveu em 2004 ok? Para a tua querida mammy....beijos com sabor de brigadeiro ;0). Voltarei com mais tempo para ler teus outros posts e provar da tua sopa ..rsrss

Abraços da terrinha verde e amarela

T+

Luly :) disse...

Oi, Marcelo!

Realmente deve ser cansativo a overdose de neve e frio por aí!! Enquanto aqui tá um tempinho tãããooo bom...
;o)

Bjoca e boa semana pra vc!

Luly :)

Anônimo disse...

Só de falar o nome PRIMAVERA já me sinto mais leve! Mais um mês de inverno e eu pirava...rs
Mudando de assunto, adoramos te conhecer pessoalmente e espero que a recíproca tenha sido a mesma. Ainda ficou muita coisa pra conversar e muita gente pra conhecer melhor.
Dessa vez, vou colocar a culpa na mesa (que era muito cumprida). Deixa pra próxima... :-)
Mas será que a minha feijoada sai primeiro que a sua sopa???? risos
Beijos