quarta-feira, abril 27, 2005

Pois então…

… esse é um blog em crise existencial.

Que já não sabe mais a sua razão de ser.

Entrei em casa hoje e lá estava ele, o blog, se perguntando: quem ou o quê sou e para onde vou? Sou engraçadinho, sou sério e circunspecto, ou lírico e poético? Qual é minha vocação?

Troquei de roupa e, de abrigo e camiseta, tomei lugar na minha cadeira de trabalho e suspirei. ‘Calma, blog, você ainda é muito novo para ter esse tipo de dúvidas existenciais. Faz o seguinte, não pensa nisso agora, calça um tênis e vai para a rua aproveitar que ainda está claro e tem sol, coisa que há dias não tínhamos aqui em Toronto’, disse eu. ‘Mas…”, ainda tentou argumentar, mas fiz ele ir para a rua viver um pouco.

Depois que o blog saiu de casa, levando seus vários assuntos pendentes fazendo festa a sua volta, fiquei em silêncio pensando no que ele tinha me perguntado. Do por quê de sua existência, quais suas reais motivações. Mas acabei pegando no sono. Quando acordei, o blog estava de volta e os assuntos, impacientes, insistiam em serem escritos o quanto antes, hoje, de preferência.

Amanhã, amanhã.

#

Em virtude do prazo final que se aproxima, fui hoje até a CRA (Canada Revenue Agency) para obter algumas informações e, se tudo estivesse OK, entregar minha declaração de renda.

Enquanto aguardava, fiquei lendo o General Income Tax and Benefit Guide 2004, com as instruções de preenchimento. Na última página, os direitos do cidadão quando estiver tratando com a CRA:

Fair treatment
You have the right to expect us to apply the law fairly and impartially.

Courtesy and consideration
You have the right to be treated with courtesy, respect, and consideration.

Privacy and confidentiality
You have the right to expect that your personal and financial information is protected against unauthorized use for disclosure.

Information
You have the right to get complete, accurate, and clear information about your rights, entitlements, and obligations.

Entitlements
You have the right to every benefit allowed under the law.

Formal review
If you believe you have not received your full entitlements under the law, you have the right to a formal review of your file. If we cannot resolve the matter to your satisfaction, you have the right to appeal to the courts


Cidadania é outro papo, não é?

E você, sente-se respeitado como cidadão na cidade e no país em que mora?

Um comentário:

Allan Robert P. J. disse...

Sugestão: concentre-se em uma pergunta de cada vez. Você pode levar a vida inteira procurando a resposta, mas ao menos não será abandonado pela serenidade.
Ciao