terça-feira, maio 06, 2025

Fica na Tua (2)

Não encha o saco.

 

Ainda no espírito do ‘Fica na Tua’, o modo de vida que significa isso mesmo, cuidar da própria vida, dos seus problemas e suas alegrias, e deixar os outros viverem suas próprias opções, sigo refletindo sobre o assunto. Um jeito de viver bem mais tranquilo.

 

O mundo seria um lugar muito melhor se cada se preocupasse apenas com sua vida, e deixasse que os outros vivessem a suas da forma que mais achassem adequado. Se todos respeitassem as opções de vida das pessoas. 

 

Tenho dificuldades em aceitar que alguém seja dono da verdade e sinta-se ‘obrigado’ ou com o dever de espalhar, ou impor, essa sua verdade aos outros. Aliás, querer dizer, ou impor, a forma pela qual todos devem pensar ou viver é – para mim – absurdo. Cuida da tua vida e deixa os outros em paz. Assim como não quero (e não devo) interferir no teu modo de viver, não te mete na minha vida. Simples.

 

Por isso tenho problemas com dogmas ou posições e sistemas políticos ou religiões que tentam ou pretendem se impor sobre a liberdade individual. Nada é mais sagrado que a liberdade de cada um determinar a forma como vai viver, e nada é mais cretino que querer impor isso aos outros. A forma que tu vives, e desde que não interfira na liberdade dos outros, é problema teu, e ninguém tem o direito de dar palpite nisso.

 

Se cada um ficasse na sua, se preocupasse apenas com seu umbigo, como eu disse, tudo seria simples.


Até.