Disciplina é liberdade.
Muito mais que motivação, que, sim, é importante, a disciplina é fundamental nas diversas dimensões da vida. Motivação é paixão, é intensidade, empolgação. É fundamental para iniciar algo, dar a largada, colocar a roda em movimento.
Os resultados, os desfechos, contudo, virão apenas com disciplina e a constância. A regularidade. Projetos de sucesso tem seu êxito dependente de consistência, de regularidade, de método. Um dia após o outro, comparecendo mesmo quando não estamos dispostos, colocando um mísero tijolo após o outro. Juros compostos: a chave para o crescimento. Assim é com todas as atividades humanas, como a escrita, que digo que é também artesanato. É na repetição do esforço, na insistência da prática que melhoramos.
Ter muitas ideias é importante, sem dúvida alguma. Parte delas evoluirá para algum tipo de plano, e uma porção ainda menor se tornará um projeto (paralelo ou não) que ganhará vida e se concretizará após maior ou menor esforço associado com método e disciplina. Devemos sempre selecionar bem quais ideias se tornarão projetos que se concretizarão, com sucesso ou não, que virarão realidade.
Esse um ponto chave: quais são os projetos que iremos trabalhar para virarem realidade? E, talvez mais importante ainda, de quais ideias ou planos ou projetos iremos abrir mão em detrimento daqueles que imaginamos os melhores para nós em determinado momento?
Priorizar, uma ferramenta importante.
Saber o que é importante e ir atrás disso.
É o que vale.
Até.