domingo, outubro 26, 2025

A Sopa

Quase novembro.

 

Enquanto no Norte do Mundo o outono muda as cores das folhas antes de elas caírem anunciando a proximidade do longo inverno, aqui no Sul a primavera avança. E, definitivamente, deixei de hibernar.

 

Não que eu tenha passado os meses do inverno meridional dormindo em uma caverna, obviamente, o que não seria de todo uma má ideia, devo dizer. Mas a introspecção e a gravidade das coisas que caracteriza a estação fria do ano nos tornam mais devagar, mais ensimesmados. Como diria Caetano, está provado que só é possível filosofar em alemão, mas também que o inverno, com seus dias curtos e noites longas, é bem mais apropriado para pensar a vida e o mundo.

 

O inverno acabou, contudo, e saí da hibernação.

 

Os dias progressivamente mais longos e mais claros trazem seus efeitos em todos, mas falo de mim – como sempre – por aqui. Mais tempo ao ar livre, despertares mais cedo. Dormir é muito bom, mas acordar cedo, principalmente ser for sábado e tiver sol logo de manhã, é tão bom quanto, ou – ousadia! – talvez até melhor.

 

Saí da hibernação e involuntariamente voltei a acordar mais cedo, e o dia se torna mais longo, e o aproveito ainda mais. Como foi ontem, porque tinha sol e antes das sete já estava na rua, de bicicleta.

 

Como está sendo hoje, mesmo que ameace chuva nesse início de dia e eu possa usar o silêncio da manhã para escrever essas mal traçadas linhas que falam de mim.

 

Até.


PS - Não perca: próximo sábado, 01/11, no 4º Distrito, teremos o Halloween POA. Será uma festa com 12 horas de música e muitas outras atrações. Entrada gratuita mediante doação de 1kg de alimento não perecível. Entrega das doações e retirada da pulseira/ingresso na School of Rock Benjamin, ali na Benjamin Flores, 57, pertinho do Shopping Total.