Se não vai ajudar, então não atrapalha.
Princípio simples de boa convivência, válido para as mais variadas situações e ambientes de convívio da vida. Se não tens nada a acrescentar, ou nada de bom a dizer, fica na tua, não enche o saco.
Ao longo do tempo é impossível não cruzar com pessoas assim, de difícil convivência e que, pior, quando lidam com quem aparentemente não pode lhes trazer nenhum benefício, ou que circunstancialmente está lhes servindo, as tratam mal, com pouca educação. Tipo atendentes, garçons, porteiros e pessoas que prestam serviços em geral. Quem as trata mal não merece meu respeito, de verdade.
Também, por incrível que pareça, não é incomum pacientes ou familiares de pacientes serem indelicados, agressivos até, com as secretárias e chegarem para consulta com o médico e serem extremamente doces, às raias do angelical. Pior é quando isso acontece aqui no consultório, e eu ouço o paciente ser agressivo com a secretária e depois chegar em mim todo carinhoso e tal. Fico muito incomodado com isso.
Todas as pessoas merecem ser tratadas com o devido respeito, talvez ainda mais as que nos servem de alguma maneira, independente de qualquer outro fator. Sempre pensei que diz muito sobre a pessoa, de maneira negativa, ela tratar diferente pessoas de diferentes extratos e condições sociais, digamos assim.
Como dizer por aí, respeito é bom (todos merecem, é uma via de duas mãos) e conserva os dentes...
Apenas um desabafo.
Até.