Uma semana.
Completo hoje uma semana de “tratamento” do meu uso abusivo de redes sociais. Até aqui, tudo bem, mas sei que – assim como o tabagismo, o tipo de dependência que lido quase diariamente tratando os meus pacientes – tenho que ficar vigilante, porque o risco de recaídas é grande. Reduzi, nessa primeira semana, o meu tempo de telas em 67%, ou seja, usei o celular, e isso incluindo trabalho, como responder mensagens de pacientes, comunicações diversas, e as postagens de redes sociais minhas e do Qual é o Tom, por um tempo dois terços menor que vinha usando.
E o mais impressionante efeito disso foi o tempo que ganhei.
A partir do momento em que não permiti mais que as redes sociais sequestrassem meu tempo, voltei a ter em minhas mãos um grande poder que não tinha noção que havia perdido. Esse tempo recuperado tornou meu dia – nessa primeira semana, ao menos – mais produtivo. Pude ler, tocar, escrever e até dormir mais por esses dias. O fato de prestar atenção e tornar consciente para mim o uso do celular me fez perceber o quanto vinha usando em excesso.
Se vou continuar nessa pegada, de reduzir o uso ao mínimo possível de redes sociais, não tenho certeza. Tenho a intenção, mas sei que é um dia após o outro. É quebrar um ciclo e, melhor ainda, criar um hábito, uma nova rotina.
Seguimos em frente, resolutos.
Até.
Nenhum comentário:
Postar um comentário