quinta-feira, agosto 22, 2024

Duas Décadas

Memória.

O aniversário da Marina, na última terça-feira, ofuscou uma data significativa em minha história pessoal: completaram-se vinte anos de quando cheguei à Toronto para o período de dois anos como Fellow no Toronto Western Hospital, vinculado à University of Toronto. Foi o meu pós-doutorado, e que – sob muitos aspectos e obviamente – foi muito importante para minha vida profissional. Não lembrei no dia porque tinha algo mais importante, o aniversário da minha filha. Isso mostra de maneira clara a ordem das prioridades na vida, e a família está em primeiro lugar, algo de que me orgulho. 

Toronto, então.

 

Tenho vívida em minha memória a sensação de que estava – mesmo que temporariamente – abandonando tudo o que era importante para mim, a Jacque, meus pais, minha família como um todo, meus amigos, minha cidade, para criar uma história em outra cidade de outro país. Emocionalmente, por mais que tenha tentado me preparar, a chegada foi difícil, por estar sozinho, sem conhecer ninguém, sem referências. Precisava criar minha história por mim.

 

É claro que minha situação, nesse caso, era confortável, afinal eu fui para lá com bolsa paga em dólares pela própria Universidade, a partir de projetos de pesquisa que desenvolveria. Poderia me dedicar apenas a estudar e fazer a pesquisa. Seria esse meu trabalho, sem outras preocupações. Sem noites ou finais de semana de plantão, rotina que eu tinha enquanto médico naquela época. Sem viajar para alguns desses plantões ou para trabalhar em Posto de Saúde.

 

Foi desafiador e fácil ao mesmo tempo.

 

E foi a virada de chave do ponto de vista profissional. Sem dúvida nenhuma, a experiência de viver e trabalhar fora do Brasil foi determinante para o rumo que minha carreira médica tomou a partir da volta. Foi uma experiência sensacional, mesmo estando longe das pessoas importantes da minha vida. Cresci como profissional e ainda mais como pessoa. Valeu muito.

 

Há vinte anos.


Até.

Nenhum comentário: