quinta-feira, julho 28, 2005

O Mundo

Dias estranhos esses.

Torna-se complicado inclusive saber o que escrever nestas mal-traçadas linhas diárias a quem carinhosamente, como um pai-coruja, chamo de A Sopa no Exílio. Notícias pipocam de todos os lados, e cria-se um dilema: manter-me conectado à realidade, comentando fatos que acontecem no Brasil e no mundo, escrever sobre o meu próprio umbigo - meus pensamentos e reflexões sobre a vida e sobre meu “exílio” canadense – ou ainda sobre aspectos práticos da vida aqui no Canadá.

Tenho conseguido variar a escolha ou, ao menos, tento. Mas cada dia é mais difícil não escrever sobre o Brasil e sua crise política e de certa forma moral, ou sobre o terrorismo, o dos ataques em Londres e a posterior execução de um usuário do transporte coletivo, que não muda nada se era brasileiro ou do Azerbaijão, me interessa que era um passageiro comum que foi executado pela polícia, e além disso é uma história ainda muito mal contada em suas circunstâncias, e sinto que não posso dar uma opinião precisa sobre o assunto porque não sei muita coisa.

O mesmo acontece com a crise do Brasil. Não sei bem o que pensar sobre tudo, exceto a convicção de que se comprovada culpa, os culpados deve pagar por isso, mas isso é o óbvio, assim como aquilo que sempre foi um bandeira do partido envolvido – a honestidade e a retidão de caráter – não são virtudes a serem apregoadas, mas requisitos básicos que se exige de qualquer pessoa, muito mais na vida pública.

Em Toronto, o verão continua, os dias ainda são belos mas desde ontem a temperatura diminuiu um pouco, e hoje foi um dia bem agradável, mas parece que foram fechadas estações do metrô por ameaça de bomba. Não vi, hoje saí mais cedo e tudo funcionava a contento, como habitualmente, mas parece que Londres vem se aproximando daqui. E que quem venceu a guerra, independente do que acontecer no futuro, foram os terroristas, que criaram um clima em que ninguém sente-se seguro em lugar algum. Eu não, sou meio inconsequënte mesmo. Comigo, pelo menos não funciona, mas não estamos falando de mim, certo?

Até.

Um comentário:

Anônimo disse...

Um mix :)

Vamos ao restaurante no domingo sim(a nao ser que tenhamos que cancelar por um problema de ultima hora). See you there.