segunda-feira, julho 25, 2005

A Moral e as Cuecas

Depois de uma dica do Henrique, no último encontro dos blogueiros de Toronto, passei a ler a Veja pela internet. Para o bem e para o mal.

Cá entre nós, a Veja não é a mais imparcial das fontes de informação. Mas, afinal, existem fontes de informação totalmente imparciais? Não, sempre haverá interesses outros e não claros. Por isso é sempre salutar procurar nos inteirar do que acontece no mundo em locais diversos.

Voltando à Veja, há umas duas semanas a tenho lido. E na edição do último final de semana, achei bem interessante e oportuna a coluna do André Petry. Veio bem de encontro ao que tenho pensado sobre o que acontece atualmente no plano político no Brasil.

Escreveu ele que o fato de não haverem escândalos não é garantia de que não há nada errado. E usou como exemplo o fato de que o “mensalão” só parou de existir quando foi denunciado, quando surgiu o escândalo. Antes, sem as denúncias, sem toda a confusão, ele existia, o dinheiro andava em malas pelo Brasil, e ninguém sabia. O escândalo estancou a sangria.

Se estão aparecendo casos a investigar, ótimo, façamos a depuração e sigamos em frente.

Da mesma forma, o horror das pessoas com o “mar de lama” que está envolvendo o país, me soa um pouco como hipocrisia. As pessoas vão à televisão parecendo noviças, freiras escandalizadas com tudo o que acontece. Não é assim, e todos sabemos.

Que se prendam, punam, e façam de tudo para recuperar o dinheiro envolvido, se dinheiro público. Se comprovarem que o presidente está envolvido, impeachment nele. Sou totalmente favorável. Se era o meu apoio o que faltava, mãos à obra. Mas, além disso, vamos pensar um pouquinho mais fundo nisso tudo.

Corrupção é uma via de duas mãos. É comércio, oferta e procura. Para haver um corrupto, deve haver um corruptor. E nisso ninguém fala. Desde os tempo do Collor de Mello. Ele era corrupto, foi afastado, tornado inelegível, etc, mas e quem deu o dinheiro?

O dinheiro dos caixas 2 de campanha não nascem em árvores, até onde eu sei. Parece que em toda essa história tinha pouco dinheiro público. De quem saia o dinheiro, então? Quem é que pagou para ganhar licitações, por exemplo? Esses também têm de ser pegos. Se é para cortar na própria carne, que se corte, mas tem muita gente aí que precisa ser pega também.

Até.

E vou para de falar de política aqui.

5 comentários:

Rafael Reinehr disse...

o André Petry é um ateu (ou agnóstico, não consegui perceber direito ainda) com umas idéias bem razoáveis. Gosto do que ele escreve. Mas tem uma pessoa que, apesar de naõ concordar com 100% do que ele escreve, admiro mais ainda do que o Petry: Stephen Kanitz. Faça a prova: leia as 5 últimas colunas dele na Veja, ou então acesse o www.kanitz.com.br e leia alguns textos ao acaso. Adorei a definição dele de felicidade. há umas 2 ou 3 semanas, na Veja.

Sobre sua proposta de traçarmos juntos alguns projetos literários, estou nessa. Gostaria de saber no quê exatamente você pensava, caro Doktorrr, quando a formulou.

Um abraço dos pampas ao gaúcho por ora canadense.

Anônimo disse...

Eu falei isso no Orkut. A corrupcao existe EM TODO LUGAR, e eu acho que se incorporou de tal forma na cultura brasileira, que nao assusta mais ninguem de verdade. Como voce falou, as pessoas se fingem de escandalizadas, mas nao deviam estar, isso ja vem desde o tempo da Proclamacao da Republica. Sempre roubaram, sempre vao roubar. Pelo menos e o que eu penso.
Sobre o caso de hoje, acho que foi erro de ambos os lados, policiais atirando a queima-roupa sete vezes na cabeca de uma pessoa, e o outro nao parar pra Policia. Mas sinceramente?! Eu tambem nao pararia se visse gente com roupa comum me perseguindo. Beijos

Anônimo disse...

Ate agora o placar e' o seguinte:
Caixa 2 X Fome 0

Abracos,
Henrique

Luly :) disse...

Oiê!

O triste é que esses escândalos serão utilizados como uma coisa ruim desse governo, como se, nos outros, porque não aparecia, a corrupção não existisse, agora nesse... o povo todo viu quanta corrupção!! óóóhhhh!!!
A maioria do povo é ignorante... a maioria vai acreditar nessa lorota...

Mas tem que mostrar sim!!!!

Bjoca

Luly :)

Rafael Reinehr disse...

Sobre seu comentário no Armazém de Idéias Ideais:

Sim, faço parte da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia. Está sendo organizado aqui em Santa Maria o XI Encontro Gaúcho de Diabetes, mas acho que não se referias a isso e sim ao 2º Encontro Pan-Galáctico de Viajantes do Tempo. Tente ler o texto novamente com uma boa dose de humor. Grande abraço!