Do grego ephemeris, que quer dizer "de cada dia", efeméride pode ser um fato histórico importante que ocorreu numa data específica ou a celebração dessa data. E isso pode ser geral ou mesmo datas que são importantes individualmente. Percebi por esses dias que, à medida que os anos vão passando, vamos acrescentando, ou celebrando, ou ao menos lembrando progressivamente desses eventos, essas efemérides.
Ano que vem, por exemplo, completam-se vinte anos desde voltei ao Brasil depois de morar dois anos no Canadá fazendo um pós-doutorado. Vinte anos no mesmo consultório. Da mesma forma, completamos, a Jacque e eu, trinta anos de casados. Do acidente que me levou a ficar em coma em uma UTI por treze dias, vão-se trinta e cinco anos. Já completei trinta anos de formado, em dezembro último.
São eventos marcantes em minha história pessoal, e que interessam apenas a mim e a quem próximo, mas o interessante, e sempre fascinante, é perceber a passagem do tempo, olhar para trás e ver o(s) caminho(s) percorrido(s), o que foi alcançado, quem esteve comigo na jornada e não está mais, quem se juntou e caminha próximo, quem continua caminhando ao lado.
Celebro, sempre que posso, tudo o que vivemos e ainda vamos viver.
Até.